A importância de registrar uma marca no INPI é enorme, pois é através desse registro que você protege a sua marca e torna-a única.
Esse registro é feito por meio de um requerimento específico, onde é incluída a descrição da marca, bem como os produtos e serviços que ela abrange.

A partir do momento em que a marca é registrada, você pode utilizá-la em todos os seus produtos e serviços, podendo inclusive processar aqueles que a utilizarem sem autorização.

Para iniciar seu processo de registro, é essencial identificar qual dos tipos de marca você precisará registrar.

São 4 categorias:

A primeira que abordaremos aqui, será a marca nominativa.

O que é Marca Nominativa?

A marca nominativa, é aquela que possui características escritas em sua identidade.
Não há figuras ou símbolos nessa categoria, apenas letras e caracteres escritos em sua representação.

Exemplos de marcas nominativas:
SONY

AVON

VOLVO

GOOGLE

Nesse tipo de marca não são permitidas personalizações de formas. Assim, é aquela identidade mais simplificada, que garante a autonomia sobre o nome da empresa que ainda não possui símbolos.

Muitas empresas iniciam o registro de marca através da marca nominativa, e ao longo de sua trajetória, registram logotipo e símbolos em outras classes para assegurar a propriedade intelectual da marca.

Se você já tem um nome em mente para a marca que você deseja promover, certifique-se de que a sua marca está disponível para ser registrada no INPI e inicie o quanto antes o processo de registro nominativo dessa marca.

Nós fazemo todo o processo online pra você e de forma descomplicada!
A melhor forma de garantir a exclusividade de uso de uma marca, é registrando-a no INPI.

Para consultar valores, prazos e demais informações referente ao Registro de Marcas, envie uma mensagem pra gente neste link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *